terça-feira, 19 de junho de 2007

O GUARDA-CHUVA LARANJA E ELSA

Essa semana perdi meu guarda-chuva laranja e ele serve de metáfora para outras perdas. Há duas semanas uma amiga perdeu sua avó que me era tão querida também.Não que o guarda-chuva fosse a coisa mais importante da minha vida mas era o único que tinha no momento. Talvez Dona Elsa fosse uma das coisas mais importantes para minha amiga e sua família. Eu tinha tido muitos guarda-chuvas pois gostava de colecioná-los. Dona Elsa tinha muitos filhos e muitos netos, bisnetos. Meu guarda chuva era laranja. Dona Elsa era uma ser maternal, uma figura adorável. De tantos guarda-chuvas que tivera, só restara aquele. O legado de Elsa vai estar sempre presente junto com a lembrança de Seu Zequinha. Perdi muitos guarda-chuvas, de várias partes do mundo. Não gosto de velórios e enterros, mas fui em consideração a uma família que adorava muito e para orar pelo espírito que partiu. Meu guarda-chuva vai ser substituído. Dona Elsa nunca será substituída. Talvez não tenha perdido meu guarda-chuva e sim alguém tenha gostado dele muito e não quis me devolver. Ninguém perde ninguém quando se ama. O amor transpõe as barreiras da vida e da morte. Esqueci meu guarda-chuva no teatro mas não encontrei-o no lugar onde havia deixado. Eu sustento a teoria que no dia que perdemos alguém é um dia diferente. Na terça, era um dia feliz para muitos meus amigos. Naquela quinta em que Dona Elsa partiu, eu tinha achado uma foto que ganhara de sua neta. Eu havia pedido aquela foto pois ela estava sorrindo e não tinha nenhuma foto dela. Coincidência? Eu não queria levar meu guarda-chuva ao teatro mas serenou um pouco naquela noite. A foto ficará guardada como uma lembrança de alguém que sempre me tratou muito bem e foi tão carinhosa. O guarda-chuva vai ficar na memória. Como Elsa, Zequinha e tantos outros. Me disseram que perder um guarda-chuva é bom pois seria algo ruim que aconteceria. Dona Elsa não foi uma perda boa mas foi o que a vida quis. Era a hora. E foram 88 anos lúcidos até o fim. Lembranças boas que não se apagam.

Nenhum comentário: