terça-feira, 29 de setembro de 2009

O ÚLTIMO OLHAR

O último olhar
A história de um intenso reencontro entre mãe e filho quando este está perto da morte é o principal foco da peça Os Olhos de Bette Davis, em cartaz na cidade as sextas-feiras de outubro
Qual o sentido da vida? Devemos acreditar na supremacia do destino comandando por Deus? Ou nos tornarmos conscientes da responsabilidade de nosso livre-arbítrio? Essas são questões que flutuam em Os Olhos de Bette Davis - em cartaz no Teatro do Sesc Emiliano Queiroz. O drama, escrito e dirigido por Ricardo Andrés Bessa, traz ao palco renomados atores cearenses, como Hiroldo Serra, Ivanilde Rodrigues e Martha Vasconcelos. Inspirada na vida de Bette Davis e com o mesmo nome da música de Donna Weiss e Jackie DeShannon, Bette Davis Eyes, a peça transforma em arte os grandes dramas pessoais e familiares da humanidade. Num singelo quarto de hospital, atmosfera em que a trama se desenvolve, os personagens tentam resolver os próprios dilemas, além de intrincadas questões familiares, que, com o passar do tempo e a acomodação dos envolvidos, ficaram sem solução. O drama gira em torno da vida e das relações de Jean Marc Davis (Hiroldo Serra), grande bailarino internacional em estado terminal provocado por uma doença que se conclui ser aids. Delicadamente, o nome da enfermidade não é citado no texto e as conclusões são tiradas em função da composição do figurino e do estilo de vida do personagem. Em estado terminal, Jean Marc prefere passar seus últimos dias próximo a quem considera sua família, como Tia Ruth (Martha Vasconcelos). Entretanto, a chegada de sua mãe, Elizabeth Davis (Ivanilde Rodrigues), que o abandonou para tornar-se cantora em Paris e jamais aceitou seu estilo devida, o obriga a reavivar todas suas mágoas com intensidade. Os diálogos entre ambos são densos - apesar das interseções de humor e ganham ainda mais destaque com as atuações de Hiroldo e Ivanilde. Ele, irônico, triste, sonhador, ora revoltado, ora resignado. Ela, severa, amarga, cruel e vaidosa. Martha Vasconcelos também merece destaque. Com suavidade, constrói uma Tia Ruth altruísta, conformada e religiosa. Compõe o clima da peça o cenário simples e a iluminação bem utilizada, mas é marcante a felicidade na escolha da trilha sonora, que utiliza trechos das músicas dos filmes O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Fim de Caso, além da minissérie Os Maias, da Rede Globo. Os Olhos de Bette Davis busca discutir a hipocrisia das relações modernas. É uma história que pode ser a de qualquer pessoa e fica difícil sair do teatro sem se questionar de quantas verdades e mentiras estamos cercados em nossas relações familiares.
SERVIÇO Os Olhos de Bette Davis da Companhia de Artes Cínicas. Elenco: Ivanilde Rodrigues, Hiroldo Serra, Martha Vasconcelos, Magno Freitas e Tiago Braga. Texto, direção e figurinos: Ricardo Andrés Bessa. Em cartaz todas as sextas de outubro no Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 - Centro), às 21 horas. Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Informações: 3452.9034.