domingo, 30 de agosto de 2009

Sexo, álcool e sorvete de rosas

O pior inimigo do homem talvez seja o álcool. Inconscientemente, ele bebe. Estava com raiva desde a noite passada. Então bebi mais que devia. Acho que fico bipolar nesses momentos. Fico com raiva extrema de quem me chateou. Vodka e redbull. Estava com preguiça de ir às baladas mas saí com mau humor. Ninguém merece. Era uma festa de ursos e estava Urso Brabo. Encontrei alguns conhecidos pelo caminho. Quando não podia mais beber, parei, e bebendo água junto, voltei a uma normalidade. Encontrei alguém que me levou para casa. Hoje de manhã, alguém perguntou se tinha melhorado o humor. Eu respondi: nada melhor que sexo para iniciar o dia. Era uma vingança. Fui caminhar até a paulista. Comprei revistas. Um senhora de olhos azuis me fez pensar no tempo. Fiquei na dúvida se comprava Imitação da vida com Lana Turner. Compro, não compro. Não comprei. Olhei coisinhas na feira. Almocei no Athenas. E voltei caminhando, olhando o céu, o sol. Comprei sorvete de rosas, vindas da Síria. Foi o que disseram. Parecia que estava comendo sabonete. Bocas perfumada.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lições do tempo


Ontem, voltando para casa, havia um senhor pelo caminho. Nanico, duas muletas, pernas deformadas, acredito que tinha metade da minha altura, mas o dobro de minha vontade de viver. Caminhava com extrema dificuldade mas não se dava por vencido.Fazendo esforço sobre humano, caminhava ereto. Eu tão grande, me senti tão pequeno.São Paulo:cada dia, uma lição. Olho para meu pequeno jardim de rosas na minha janela e admiro a beleza. Olho na mesma direção e vejo na esquina da minha rua um mendicante. Deitado no chão, espera o tempo. Esperamos o tempo e suas lições. Lições do tempo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

JANELA DA ALMA


A vida pode ser comparada a uma montanha russa: quem estiver sem cinto de segurança, se machucará muito. Em alguns momentos da existência, arriscamos ir sem cinto, e não há aviso que mude a atitude de quem pode se machucar. Para que servem os amigos? Amigo, que é de verdade, viaja o mundo em busca de salvar outro amigo. Amigos tornam-se filhos queridos que protegemos com unhas e dentes. Mas como filhos, muitos são cegos e acham que estão fazendo as coisas certas, mesmo que o mundo diga não. Ver os outros felizes é uma alegria que gosto muito, mesmo que tudo seja uma série de felicidades e infelicidades. E as felicidades sejam uma série de infelicidades que não deram certo. Como artistas desse espetáculo diário, representamos cenas diárias. E como representamos. Entre experiências boas e más, vamos crescendo, envelhecendo. E na velhice, teremos muitas histórias para contar, piadas para rir e tristezas para chorar. Não se constrói a felicidade em cima da infelicidade dos outros. Da minha janela vejo o mundo passar. Meus olhos são a janela da alma. Andam tristes. Mas um dia abriremos a janela e não haverá mais neblina. Veremos o caminho.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PODE SER EU

Estava no metrô. Parei no tempo. Observei os que estavam ao meu redor. Pensei que todos éramos personagens do cotidiano. Um rapaz acariciava a namorada. Beijaram-se e ele desceu junto comigo. Inveja boa. Fui caminhando para a faculdade. Um e outro passante me chamava atenção. Alguns sem teto dormiam sobre o frio das calçadas, frio do tempo, frio dos homens. Fiquei um pouco geleira. Coração congelado. Estou tentando mudar. O pior frio é exatamente esse: o frio coração humano. Não quero ser igual a grande parcela egoísta que encontro Sei o que é isso. Tento todos os dias crescer e esquecer alguns capítulos do passado. Revolta-me a estupidez humana, a ignorância humana, alguns humanos. O mundo roda. Medo do mundo. Tem dias que acordo assustado. Medo temporário. Tudo pode retroceder. O velho que passa, pode ser eu no futuro.